O que é Hospedagem de Sites e Registo de Domínio?

Se pretende criar um site, seja um blog pessoal, um site institucional, uma loja online ou um fórum de discussão, um dos passos mais importantes é a seleção do serviço de alojamento web.

Alojamento Web é um serviço que permite que organizações e indivíduos publiquem um site ou uma página da Web na Internet. Um provedor de serviços de hospedagem, é uma empresa que fornece as tecnologias e serviços necessários para que o site ou a página da Web sejam visualizados na Internet. Este serviço possibilita também a criação de contas de email profissionais com o seu próprio domínio, com endereços do tipo jorge@nomesuaempresa.co.mz

Para além de comprar o espaço de alojamento, é também necessário registar um domínio, que é o nome que os visitantes utilizam para aceder ao site, ex.: www.nomesuaempresa.co.mz

Ao registar um domínio, o utilizador está a reservar para si a utilização desse nome de domínio durante o período de registo (durante 1 ou mais anos). Quando um domínio expira, pode ser livremente registado por terceiros, pelo que é preciso muita atenção para não deixar expirar um domínio. Um domínio, por si só, não permite apresentar nenhum conteúdo, para tal, é necessário o serviço de alojamento.

Quando se trata de escolher um serviço de hospedagem de sites, a confiabilidade e o atendimento ao cliente também são aspectos importantes a considerar. O serviço de hospedagem de sites da Técnica PC oferece 99,99% de tempo de atividade e 24/7 de atendimento técnico dedicado ao cliente, via telefone, chat ou email.

Se você decidir hospedar seu site com o Técnica PC, poderá obter um domínio personalizado e endereços de email personalizado, todos agrupados em um único pacote.

O que eu preciso para registrar um domínio .mz?

Em Moçambique, para todos os domínios com final .mz, o registo é feito pelo Centro de Informática da UEM – CIUEM. Para registar um domínio, é necessário ser uma entidade legalmente representada ou estabelecida em Moçambique como pessoa jurídica ou física que possua um contacto em território nacional.

Pelas actuais regras, para que o registo de um domínio seja efetivado, são necessários ao menos dois servidores DNS conectados à Internet e já configurados para o domínio que está sendo solicitado. Você pode ter um servidor de DNS contratando uma Hospedagem de Site ou Serviço de Email Corporativo da Técnica PC.