Como escolher uma impressora certa e gastar menos

Escolher uma impressora certa para sua empresa pode ser um pouco desafiador. Com tantos modelos no mercado e preço diferentes, é difícil saber por onde começar. Quer esteja a tentar imprimir fotografias da sua família ou a imprimir regularmente brochuras e folhetos para a sua pequena empresa, o processo de escolha da impressora pode ser frustrante e por vezes confusa. Por isso, compilamos uma lista de factores a serem considerados ao tomar uma decisão de compra de impressoras.

Aqui estão alguns factores a considerar ao comprar uma impressora para o seu escritório:

  1. Rendimento de página de cartucho ou toner
  2. Ciclo de trabalho mensal
  3. Custo por página
  4. Velocidade de impressão
  5. Resolução
  6. Conectividade
  7. Custo de manutenção

Descubra suas necessidades de impressão

Os designs e recursos das impressoras são amplos em variações. Então, como você escolhe o caminho certo entre a infinidade de marcas e modelos? Primeiro, descubra suas necessidades de impressão. Você se inclina mais em impressões exigentes em documentos ou na maioria das vezes imprime imagens? Depois de ter todos esses critérios, será mais fácil para você classificar o tipo de impressora de que precisa.

jato de tinta ou impressora a laser?

Agora que você sabe quais são as necessidades, é hora de decidir se uma impressora a jato de tinta ou uma impressora a laser melhor atende a essas necessidades. Veja aqui algumas informações básicas sobre impressoras jato de tinta e laser para ajudá-lo a entender melhor as diferenças entre os dois.

As impressoras a jato de tinta são indicadas para o uso residencial que tenham um pequeno volume de impressões diárias. Caso opte apenas pela impressora a jato de tinta, elas demonstram cada vez mais competência no serviço de impressão de fotos e textos, mas o susto aparece algum tempo depois, na troca dos cartuchos. Muitas vezes, a tinta custa quase o preço do equipamento.

Impressora jato de tinta

 

As impressoras a laser são as mais indicadas para o ambiente corporativo, pois fornecem um melhor custo benefício na impressão por página e, além disso, suportam um número elevado de impressões por minuto. Os modelos mais recentes já vêm com Wi-Fi e trabalham facilmente em rede. As impressoras a laser coloridas já detêm uma importante faixa do mercado, antes dominado pelas monocromáticas.

Impressora laser

Impressoras com função única ou multifuncional

Se a sua empresa precisa apenas de uma impressora para impressão, uma impressora de função única é a escolha certa enquanto que as impressoras multifuncionais geralmente vêm em dois tipos – 3-em-1 e 4-em-1. O 3-em-1 possui funções de impressão, cópia e digitalização, enquanto o 4-em-1 possui funções de impressão, cópia, digitalização e fax. Impressora multifuncional é uma óptima opção para pequenos escritórios com uma variedade de necessidades. Ao consolidar de 3 a 4 tarefas em um único dispositivo, você pode economizar espaço e energia.

Impressoras com função

Impressoras multifuncional

 

 

Preto e branco ou colorido

Pergunte a si mesmo que tipos de documentos serão impressos para determinar o tipo de impressora que melhor se adequará. Se você só imprimir documentos em preto e branco, como facturas e documentos de texto, tudo o que você precisa é de uma impressora monocromática. Opte por uma impressora colorida se também precisar imprimir documentos coloridos ou fotos regularmente.

Conectividade

Conectividade é um factor a considerar quando se trata de escolher a impressora certa. Existem quatro tipos de opções de conectividade para impressoras: USB; rede (LAN); sem fio e móvel. O tipo de conectividade escolhido depende de como você planea usar e do ambiente da sua nova impressora. Confira abaixo para saber mais sobre os diferentes tipos de conectividade:

USB

Uma impressora USB se conecta ao seu computador através de um cabo USB. A maioria das impressoras pode ser conectada por meio de um cabo USB.

Rede

As impressoras de rede estão conectadas diretamente a uma rede por meio de um roteador e um cabo Ethernet. Para aceder uma impressora de rede, você deve conectar seu computador à mesma rede.

As impressoras de rede são ideais para ambientes de escritório porque podem ser compartilhadas por funcionários da equipe de escritório. Se você quiser comprar um computador de rede, procure por uma impressora USB com um recurso Ethernet.

Wireless

Para impressoras sem fio, todos os materiais de impressão são enviados para a impressora por meio de uma conexão sem fio. Impressoras sem fio são uma ótima opção para escritórios onde as pessoas trazem seus próprios laptops para o trabalho ou residências com vários membros da família que precisam compartilhar o acesso a uma única impressora. Se a tecnologia sem fio parece certa para você, procure por conectividade sem fio (geralmente até a especificação 802.11n).

Impressão móvel

As impressoras móveis são talvez as opções mais flexíveis do mercado em termos de conectividade. Eles permitem que os usuários imprimam sem fio a partir de seus dispositivos móveis e, em alguns casos, de serviços em nuvem. As impressoras com o recurso Air Print permitem que os usuários imprimam a partir de um dispositivo iOS. Os usuários também podem imprimir em impressoras móveis usando o Google Cloud Print para imprimir em dispositivos Android e iOS ou usar aplicativos específicos da impressora para imprimir em dispositivos iOS ou Android.

Considere o custo de consumíveis e fornecimento

O custo é fundamental para qualquer compra inteligente. Definir um orçamento inicial para sua nova impressora pode ajudá-lo rapidamente a restringir suas opções. As impressoras são vendidas por uma ampla gama de preços. É importante considerar o custo da impressora que planeja comprar e o custo e de cartuchos necessários para a impressora operar.

Custo da impressora

O custo da impressora é um factor importante a ser considerado. As impressoras jato de tinta começam a partir de 8000,00 MT, enquanto as impressoras a laser começam em torno de 15000,00MT. Lembre-se, não precisa gastar muito para ter a impressora certa. Basta lembrar de fazer as perguntas certas e procurar os recursos que você precisa para encontrar a melhor opção de impressora para sua empresa.

Custo consumível

O custo por página (CPP) de uma impressora é extremamente importante quando se trata de escolher impressoras. O CPP de uma impressora informa quanto vai custar para imprimir uma página com base nos consumíveis (toner ou tinta) de cada página impressa. Se imprimir de vez em quando, pode não se importar muito com CPP, se você costuma imprimir grandes volumes, o CPP é definitivamente algo que você precisa considerar ao comprar uma impressora.

Recursos extras a serem considerados

Existem alguns outros fatores a considerar ao escolher a impressora correta. A unidade é barulhenta? A impressora é eficiente ou consome muita energia? Qual é a sua capacidade de memória? Possui uma porta flash USB? Qual é o tamanho e é fácil de instalar? Recomendamos encontrar respostas para essas perguntas frequentemente negligenciadas antes de comprar.

Manuseio de papel

Normalmente, as impressoras lidam com papel até o tamanho da letra de 8,5 ”x 11”, então você terá que procurar um modelo específico se quiser acomodar também documentos no tamanho Legal do papel de 11 ”x 17”.

Duplex

Impressão duplex (frente e verso) automática para ajudar a economizar mais papel.

Porta da unidade flash USB frontal

É sempre útil escolher uma impressora equipada com uma porta de unidade flash USB voltada para a frente. Essa porta especial permite que os usuários imprimam e digitalizem para unidades flash USB diretamente do painel de controle da impressora sem um PC.

Tamanho total e facilidade de instalação

As impressoras podem ser grandes e volumosas, especialmente em um ambiente corporativo. Isso os torna potencialmente difíceis de se movimentar sem ajuda. O tamanho da impressora que você deseja deve ser considerado antes da compra, sem mencionar o espaço disponível para residir em seu escritório. Depois de algumas considerações, você pode optar por uma alternativa mais compacta que melhor se adapte ao seu espaço. Além do tamanho, é importante avaliar como é fácil instalar os cartuchos de toner da impressora e carregar o papel. Encontrar uma impressora fácil de manter é essencial para escritórios e indivíduos ocupados.

Esperamos que este guia o ajude a encontrar a melhor impressora para a sua empresa.