Alerta: o suporte ao Windows 7 acaba em 2020

Para aqueles usuários que estão usando o Windows 7, há uma má notícia! A Microsoft vai cortar oficialmente o suporte ao Windows 7 em 14 de Janeiro de 2020. Isso significa que nenhum patch de segurança será liberado para o Windows 7.

Como muitos produtos da Microsoft, o Windows 7 veio com um cronograma de suporte pré-determinado. É bom saber o ciclo de vida de suporte de um produto para saber quando atualizar.

A Microsoft parou de desenvolver as atualizações do Windows 7 em 13 de Janeiro de 2015. Isso significa que a Microsoft não fornece mais correções de bugs e atualizações de segurança para o sistema operativo.

Mesmo assim, a empresa ainda fornecerá algumas correções de segurança durante a fase de suporte estendido. Esse período de suporte estendido será até 14 de Janeiro de 2020. Após essa data, não haverá mais correções de segurança e atualizações, marcando assim o fim do Windows 7.

É seguro usar o Windows 7 após o fim do suporte estendido?

Não há absolutamente nada que impeça você de usar o Windows 7 mesmo depois do fim da vida útil. Mas você deve saber que o uso de um sistema operativo desatualizado torna seu computador vulnerável a ataques cibernéticos.

Por exemplo, muitas organizações que permaneceram no Windows XP muito depois do término do seu ciclo de vida sofreram graves ataques cibernéticos de hackers infames, como o ransomware WannaCry. Há uma boa chance de os invasores já estarem trabalhando em como podem explorar as vulnerabilidades que serão criadas quando a Microsoft encerrar o período de suporte estendido para o Windows 7.

O que os usuários do Windows 7 devem fazer?

Honestamente falando, é melhor migrar para o sistema operativo que tenha fortes medidas de segurança, como o Windows 10.

Basicamente, os usuários têm duas opções. No entanto, sugere-se migrar do Windows 7 para o Windows 10. Como a Microsoft já encerrou o suporte principal do Windows 8 em 9 de Janeiro de 2018. E o suporte estendido terminará em 10 de Janeiro de 2023. Portanto, é melhor migrar para um sistema operativo que atualmente tem uma vida útil maior.

Conclusão

Todos nós não gostamos de mudança; é normal. Mas quando se trata de algo importante como a segurança do seu sistema operativo, é preciso agir rápido.