Tipos de memória ROM

Memória ROM (Read Only Memory) é um tipo de memória onde os dados e instruções são armazenadas pelo fabricante no momento de fabrico.

A Memória ROM é um tipo memória que pode armazenar os dados de forma permanente ou semi-permanente.

Os dados ou instruções armazenadas na memória ROM só podem ser lidos, e é quase impossível ou difícil de gravar novos dados. Esta é a razão pela qual ela é chamada memória Somente de Leitura.

A memória ROM armazena dados e instruções de forma permanente, e quando a energia electrica é desligada, os dados armazenados na ROM não são perdidos. Essa é a razão pela qual a ROM é chamada de memória não volátil.

A memória ROM é usada com mais frequência para armazenar instruções de arranque do PC, isto é, o BIOS – Basic Input Output System (aquele programa que entra em accão assim que ligamos o computador).

Tipos de memória ROM

Os três principais tipos de memória ROM que têm sido usados em computadores são os seguintes:

  • PROM-Programmable ROM
  • EPROM-Erasable Programmable ROM
  • EEPROM-flash ROM

Não importa qual o tipo de memória ROM seu sistema usa, os dados armazenados em uma ROM não são voláteis e permanecem indefinidamente, a menos que use métodos especiais (nos casos em que é possível).

PROM-Programmable ROM

Tal como o nome indica, são memórias que podem ser programadas através de dispositivos especiais.  A PROM é um tipo de memória ROM que é produzido sem que exista informações armazenadas. O usuário então, de posse de equipamentos adequados é capaz de realizar somente uma a gravação de valores em suas células.

Este tipo memória permite apenas que seja programa uma única vez, ficando irremediavelmente perdidas se quisermos alterar o pograma inserido.

EPROM- Erasable Programmable ROM

Uma variação muito popular da PROM é a EPROM. Uma EPROM tem como principal característica a capacidade de permitir que o conteúdo de suas células seja alterado quando iluminada com luz ultra-violeta

EEPROM-Eletronic EPROM /Flash ROM

Um tipo mais avançado de ROM é a EEPROM, que significa PROM apagável electricamente. Esses chips são também chamados de flash ROM e são caracterizados pela sua capacidade de serem reprogramados diretamente na placa de circuito sem nenhum equipamento especial.

Ao usar uma EEPROM, ou flash ROM, você pode apagar e reprogramar a ROM da placa-mãe em um PC sem remover o chip do sistema ou até mesmo abrir a case do computador.

No PC este tipo de memória ROM é onde os programas BIOS, POST e SETUP estão armazenados.