O que é um servidor? Quais os tipos de servidores?

O que é um servidor?

A palavra “servidor” refere-se a uma poderosa máquina especializada na qual o Hardware, o Software ou uma combinação, fornece vários serviços a outros computadores. Um servidor pode fornecer várias funcionalidades, e elas vêm em diferentes tipos e tamanhos para facilitar diferentes trabalhos ou usos. Quando um servidor e seus computadores clientes trabalham juntos, chamamos de rede cliente / servidor, o que nos fornece um acesso centralizado a informações, conteúdo e dados armazenados, etc.

Um Servidor é um computador que serve informações para outros computadores. Esses computadores, chamados de clientes, podem se conectar a um servidor por meio de uma rede local (LAN) ou de uma rede de longa distância (WAN), como a Internet.

Tipos de servidores

Há viários tipos de servidores, nomeadamente:

FTP Server: Protocolo de transferência de arquivo (FTP) é um dos tipos de servidor mais antigos. É responsável pela transferência de arquivos do servidor para um computador e vice-versa.

Servidores Proxy: o servidor proxy é responsável por uma conexão entre um cliente (navegador da web ou um aplicativo) e um servidor externo para atender à solicitação de conexão, aprimoramento de desempenho e acessibilidade.

Servidor de jogos online: o servidor de jogos ganhou popularidade em uma decadência recente. Esse tipo de servidor é responsável por conectar centenas de jogadores ao redor do mundo a um servidor externo (s) para aceder dados de jogos. Xbox Live é um dos exemplos para os servidores de jogos.

Servidores web: o servidor web é responsável por hospedar os arquivos do site e servi-lo através de um navegador da web. Ele carrega um arquivo individual de uma página da Web e o carrega para exibir no navegador como uma página completa.

Servidor de email: um servidor de email armazena as contas de email dos usuários, envia e recebe mensagens de e-mail. Por exemplo, quando você envia um email para um amigo, a mensagem é enviada por um servidor de email, usando o protocolo SMTP.

Servidor de arquivos: è um computador com um HD de grande capacidade e armazena arquivos que podem ser acedidos por outros computadores. Os servidores de arquivos podem ser classificados em dedicados e não dedicados.

  • Dedicados: tem como única finalidade servir arquivos, enquanto um;
  • Não Dedicado, além de servir arquivos pode ser também uma estação de trabalho.

Servidor de impressão: um computador que gere uma ou mais impressoras na rede.

Servidor DNS: oferece resolução de nome para redes baseadas em TCP/IP. Ou seja, possibilita que usuários de computadores clientes usem nomes, em vez de endereços IP numéricos, para identificar hosts remotos.