Conheça as principais diferenças entre POP e IMAP

Confira neste artigo as principais diferenças entre POP e IMAP. Entendendo funcionamento destes protocolos saberá qual utilizar e seus emails.

O email, é uma das aplicações mais populares da Internet actualmente, com milhões de mensagens trocadas diariamente em todo o mundo.

Um dos factores que faz com que esta ferramenta seja popular, é o baixo custo do que o sistema tradicional (caixa postal). Além disso as comunicações por email são instantâneas.

No entanto, para o usuário ter o acesso ao email, utiliza-se protocolos de acesso ao email, entre eles esta o POP3 (Post Office Protocol) e o IMAP (Internet Message Access Protocol).

POP3 – Post Office Protocol

Ele funciona entrando em contacto com o seu servidor de email, e depois faz o download de todas as mensagens. Uma vez feito o download das mensagens para o seu PC, eles são apagados do servidor de email.

Isto significa que após o email ser baixado, ele só pode ser acedido usando o mesmo computador. Se você tentar aceder seu email a partir de um dispositivo diferente, as mensagens que tenham sido previamente descarregados não estará disponível para você.

O POP3 é deficiente nesses casos, ele não permite que o usuário o leia conteúdo do email antes de iniciar o downloading.

IMAP– Internet Message Access Protocol

Este protocolo é utilizado para aceder email em um servidor remoto, permite aceder ao seu email a partir de qualquer local que esteja, a partir de qualquer dispositivo.

Quando você lê uma mensagem de email usando o IMAP, você não está baixando ou armazená-lo em seu computador; em vez disso, você está lendo-o do servidor de email.

Como resultado, você pode verificar seu email a partir de dispositivos diferentes, em qualquer lugar do mundo: Telefone, em um computador ou computador de um amigo.

O IMAP é recomendado para as pessoas que precisam aceder os emails de locais diferentes.